10 de novembro de 2008

Orgulho!


Ontem fui assistir à OSESP, que está em turnê nacional.

A música clássica, como muito bem falou o (excelente) Regente Jhon Neschilng, não se populariza. Mas é preciso que se dê acesso à ela, assim como a outras formas de expressão cultural, ouso acrescentar ao Maestro, pois que são nesses momentos, nos quais conseguimos experenciar de forma concreta a capacidade humana de transcender, de ser sublime, de chegar a um nível de beleza e perfeição tal, que esquecemos um pouco das bestialidades dessa mesma humanidade, de diferenças tão abissais, tão paradoxal... uma raça que gera Ghandis e Hitlers. Vá entender.

Ontem o que senti foi um baita orgulho dessa possibilidade de acesso a um tipo de música que não temos costume de ouvir. Apresentação gratuita, o parque lotado, uma platéia atenta, que, mesmo sem conhecer ( e nem precisar disso) sabia estar diante de uma manifestação artística de qualidade ímpar, de excelência técnica. Cantei o hino nacional com gosto...

Baita orgulho do Cearense que há quatro anos fez uma homenagem à Orquestra quando ela esteve no Ceará e ontem, já componente dela, foi chamado ao púlpito pelo Maestro, e ovacionado pelo povo que lotou o parque do Cocó (que bonito aquele tanto de gente...) prova de superação, de força de vontade de um cearense, de um nordestino, que chegou lá, numa história digna de ser contada. Aplaudi com gosto... e me senti orgulhosa, como se naquele momento a vitória daquele rapaz fosse um pouco minha também.

Enquanto eu estava sentada, fui invadida por várias sensações diferentes. Efeito da música. Música é pra isso, é pra mexer com a gente, seja externa ou internamente. A mais forte, e que está me acompanhando até agora, foi a constatação de que por mais que o mundo que a gente vive seja cheio de senões e que a nossa vida seja cheia de insatisfações.... ( a festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou. E agora, José?)...

HÁ REALMENTE UM LUGAR ONDE A PAZ PODE EXISTIR, E ONDE PODEMOS ACHAR O NOSSO PORTO SEGURO APESAR DE TUDO– ELE ESTÁ MESMO DENTRO DA GENTE... ONTEM EU SENTI ISSO CLARAMENTE..

Baita orgulho de mim mesma!

0 comentários: