16 de outubro de 2009

Fazendo o que Rosa mandou









Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total. João Gimarães Rosa

"Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho... Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia." Yogananda

É a isto que a psicologia transpessoal chama desidentificação. Ou seja: observo os meus pensamentos e os meus sentimentos, mas não me identifico com eles. Olho para o que tenho que fazer, mas não sou aquilo que tenho que fazer. Tenho raiva, mas não sou a minha raiva... Observo os meus pensamentos e os meus sentimentos, por ex. o medo, e coloco-me por detrás dele como uma testemunha imóvel e como um si-mesmo intocável e inatingível. A desidentificação liberta-me da obrigação de ter de realizar a minha tarefa com perfeição. A des-identificação é, segundo a psicologia transpessoal, a verdadeira terapia. Enquanto nos identificarmos com algum problema, ele será o nosso problema constante.Só nos tornaremos realmente livres do problema quando pararmos de nos identificar com ele. Anselmo Grün


  Por que o que temos mesmo é que abrir a cabeça para o total....

0 comentários: